O Maranhão na Mídia Nacional.

Fiquei surpreso ao assistir ao "Bom Dia Brasil" hoje e ver uma reportagem sobre a agricultura aqui do maranhão.
A reportagem foi sobre: A falta de Mão-de-Obra qualificada no Campo.
Mostrou o agricultor Nicodemos (São Domingos do Azeitão-MA), que falou sobre a dificuldade de encontrar funcionários qualificados para operar suas máquinas novas.
Outro entrevistado foi o meu amigo Fernando Vontobel, que falou que está tendo que trocar seus tratores de última geração por tratores mais antigos e simples. Ele diz: "Estamos regredindo. A tecnologia está a nossa disposição aqui e a gente não pode usá-la".
Mostrou também o nosso amigo Arno Costa Beber que falou sobre a Mapeamento de sua lavoura via satélite (agricultura de precisão). Ahh, entrevistou também o meu amigo Jason (gaúcho), que é operador de Uniport e vêio do Sul e tem todas as mordomias por ser um profissional qualificado.
Mas algo que me chamou muito a atenção foi a entrevista do Sérgio Galvão (Zico) que disse: "Com um ano ou dois anos nós não vamos saber trabalhar sem o satélite. Não vai ter como trabalhar. Quem pensar em não trabalhar, não usar isso, vai parar no tempo"
É o Maranhão na vitrine.
Eu tenho todo o orgulho de estar aqui no Nordeste contribuindo para o avaço da agricultura nesta região.
Aos amigos agricultores e profissionais que aqui estão nós damos os Parabéns ! e aos que ainda não conhecem esta região do Brasil, fica aqui um convite: Venham cohecer, tenha certeza de que aqui você será muito bem recebido.
Para assistir essa matéria na íntegra clique no ícone:

Biodiesel - Monte uma fábrica em sua fazenda.

Muita gente ainda acha que Biodiesel é uma coisa distante, complicada, difícil, desconhecida.Pois bem, vou dar uma dica para as pessoas que assim pensam:

O Biodiesel já é uma realidade e é mais fácil de se produzir do que muitos ainda pensam, talves estes ainda pensam assim por falta de informação.
Existe um Blog muito interessante que explica passo a passo sobre o precesso de fabriçaçao do Biodiesel, lá você encontrará os equipamentos necessários para montar uma indústria de Biodiesel dentro da sua fazenda.

Acesse e veja:

Receita: leite de Soja

EXTRATO DE SOJA "LEITE DE SOJA"

Ingredientes:

- 3 xícaras (chá) de grãos de soja escolhidos e sem lavar
- 4,5 litros de água
- 1 colher (chá) de sal
- 6 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

- Ferver um litro e meio de água.
- Colocar os grãos e contar cinco minutos a partir da nova fervura.
- Escorrer a água e lavar os grãos em água corrente.
- Colocar o restante da água (3 litros) para ferver, cozinhar os grãos por cinco minutos. Não descartar a água.
- Quando estiver morno, bater os grãos e a água no liquidificador por três minutos.
- Cozinhar a massa obtida em uma panela aberta por 10 minutos, reduzindo a chama após a fervura, mexendo sempre.
- Quando estiver morno, coar em pano de algodão limpo e espremer bem, com o auxílio das mãos, através do pano.
- O líquido filtrado é o extrato de soja (leite) e a massa restante, o resíduo ou "okara".
- Levar o extrato novamente ao fogo e ferver por dois minutos.
- Adicionar o açúcar e o sal ao extrato.

Para obter sabores diferentes basta acrescentar chocolate em pó, canela, baunilha, etc.

Agricultor apaixonado por Fusca

Olha que interessante oque este agricultor fez, adaptou a carroceria de um Fusca em cima do Chassi de um Trator e devenvolveu um puxador de pulverizador. O Incrível é que ele diz que ficou melhor e mais bonito do que um Uniport e do que qualquer Parruda.
Agricultor criativo !
Carroceria de Fusca: R$ 500,00
Chassi de Trator: R$ 5.000,00

Ter um FuscaTrator: NÃO TEM PREÇO !

Lombada na Estrada do Mato Grosso

Achei interessante esta foto tirada pelo meu amigo Rafael Salerno, parece um Quebra-molas, mas não é.
Será que esta aí é a Anaconda ? kkkk

Censo Agropecuário de 2006 mostram que a área de lavouras no país aumentou 83,5% em relação ao Censo de 1996.

Resultados preliminares do Censo Agropecuário confirmam expansão da fronteira agrícola na região Norte.
Os resultados preliminares1 do Censo Agropecuário de 2006 mostram que a área de lavouras no país aumentou 83,5% em relação ao Censo de 1996, enquanto a de pastagens reduziu-se em aproximadamente 3,0%, confirmando um modelo de desenvolvimento do setor com expansão das fronteiras agrícolas . Na Região Norte, foi verificado o maior aumento relativo na área de lavoura 2, 275,6%. Os menores incrementos foram observados no Sudeste (50,0%) e no Sul (48,8%), Regiões de ocupação mais consolidada. Num patamar intermediário, estão as Regiões Centro-Oeste (95,6%) e Nordeste (114,7%). Especialmente no Nordeste, o crescimento de 114,7% verificado na área de lavoura pode ter decorrido de mudanças metodológicas entre os dois Censos. O Censo aponta, também, substituição das áreas de pastagem por lavouras, na década 1996-2006, em razão da progressiva inserção do país no mercado mundial de produção de grãos (especialmente a soja) e da intensificação da pecuária. Os outros grandes números indicam, na década 1996-2006, aumento de 7,1% no número de estabelecimentos agropecuários, redução de 8,5% do pessoal ocupado e aumento dos principais rebanhos: bovinos (11,0%), suínos (14,9%) e aves (73,2%). A divulgação dos resultados definitivos está prevista para outubro de 2008.O Censo verificou crescimento da participação relativa da área de lavoura em relação às áreas de pastagem e florestas que, em 1970, era de 4,5; em 1995, 4,2; e passou para 2,2 em 2006. Vale destacar que, embora os resultados sejam preliminares, a alteração de patamar na relação entre área de lavouras e área de pastagens é muito significativa e representa uma grande mudança na utilização das terras do país.Nota do Blog: Cresceram também as áreas de floresta e Mata Nativa!

Feliz 2008 !

Nós do Site Agricultura no Maranhão desejamos a todos os nossos amigos agricultores e profissionais da área um Feliz Ano Novo !

Que em 2008 as nossas lavouras sejam ainda mais produtivas e que Deus nos dê muita Saúde e Força para continuarmos trabalhando e produzindo alimentos para suprir as nessecidas do Mundo.
Fome se combate com Agricultura Forte !

Feliz 2008 !