Plantar para Alimentar o Mundo


O Avanço da Agricultura no Baixo Parnaíba

O avanço da Agricultura no Baixo Parnaíba tem sido surpreendente, principalmente com a cultura da Soja, Milho e Arroz.
A Tecnologia responsável pelo avanço da Agricultura na Região de Chapadinha tem resultado em recordes de produtividade safra após safra, onde os agricultores lançam mão de recursos como adubação com fertilizantes minerais, manejo de pragas e ervas daninhas com produtos fitossanitários e uma série de tratos culturais acompanhados de assistência técnica de Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícola.

Além disso, é notório o avanço de novas áreas de cultivo de grãos na Região, hoje já se cultiva cerca de 40 mil hectares no Baixo Parnaíba sendo que destes são aproximadamente 27 mil hectares de Soja, 3 mil hectares de Milho, 6 mil hectares de Arroz e mais 4 mil hectares de outros produtos variados incluindo as culturas de Mandioca, feijão e outras mais.

As lavouras de soja, principal cultura da Região, foram plantadas a partir de 01 de fevereiro de 2007 e seguem com boas perspectivas para sua colheita a partir do mês de maio. De acordo com alguns agricultores, de um modo geral, as lavouras neste ano estão muito mais bonitas do que as lavouras da safra anterior e oque é melhor, apesar do cambio baixo, a cotação do grão em dólar está bem favorável a gerar bons lucros nesta safra.
Vale lembrar que devido ao emprego de Tecnologia o crescimento em produtividade tem sido evidente a cada ano nas lavouras de soja. Na safra 2004/05 a média geral de produtividade da região foi de cerca de 44 Sacas por hectare, já na safra 2005/06 a média de produtividade geral foi de cerca de 47 sc/ha e a expectativa para a safra 2006/07 é de superar as 50 sc/ha.

Quanto ao milho, apesar da região não ser tão favorável a esta cultura devido à baixa altitude, nota-se que o crescimento em produtividade tem deixado os agricultores bem satisfeitos com esta cultura, este aumento de produtividade tem ocorrido principalmente pelo plantio de cultivares de alta carga genética (Sementes de milhos Híbridos Simples). Além disso, os preços da saca de milho nunca estiveram tão favoráveis aos agricultores como agora, já que além de ração animal e alimentação humana se utiliza cada vez mais o milho para produção de Etanol (Álcool Combustível).

O arroz plantado nesta região do Maranhão tinha apenas um destino, uma usina de beneficiamento da Cidade de Miguel Alves-PI, mas agora uma boa notícia, acaba de ser instalada na cidade de Itapecuru-Mirim-MA uma nova e moderna usina de beneficiamento de arroz, com isso os agricultores daqui tem mais uma opção para comercialização de suas safras. Quanto aos preços, estes também estão favoráveis para os agricultores, pois, hoje a saca de 60 quilos está sendo comercializada a R$ 30,00, ou seja, 35% a mais do que no ano passado.

Assim, além de novos investidores que chegam todos os anos ao Baixo Parnaíba atraídos pela ótima logística desta região, já é notório que também os agricultores nativos estão adotando o emprego de novas tecnologias e percebendo que a agricultura mecanizada traz ótimos resultados de produtividade e faz com que o pequeno agricultor produza sempre no mesmo lugar, evitando assim que ele faça “roça no toco” a cada ano num lugar diferente, o que representa mais trabalho para desmatar manualmente uma nova área de terra todos os anos.


É a Tecnologia a serviço da produção de alimentos para uma população mundial que cresce aceleradamente.

Autor: Claudeir Pires
Formação: Administrador em Agronegócios (UFMG)

Um comentário:

Naim Luis de Freitas disse...




Vendo FAZENDA com 1000 ha. Com duas águas, bom para qualquer cultura. Plana, documentada. R$ 1.500,00 o ha. Pode ser área menor.

A 17 Km da cidade de Formosa da Serra Negra - MA. Passa estrada no meio. Rede de energia elétrica.

Excelente para financiamento para reflorestamento. O que quiser plantar...

Caso se interesse ou possa divulgar, agradeço.

Contato: 021 99-8423-8783 ( Claro )