O Maranhão na Mídia Nacional.

Fiquei surpreso ao assistir ao "Bom Dia Brasil" hoje e ver uma reportagem sobre a agricultura aqui do maranhão.
A reportagem foi sobre: A falta de Mão-de-Obra qualificada no Campo.
Mostrou o agricultor Nicodemos (São Domingos do Azeitão-MA), que falou sobre a dificuldade de encontrar funcionários qualificados para operar suas máquinas novas.
Outro entrevistado foi o meu amigo Fernando Vontobel, que falou que está tendo que trocar seus tratores de última geração por tratores mais antigos e simples. Ele diz: "Estamos regredindo. A tecnologia está a nossa disposição aqui e a gente não pode usá-la".
Mostrou também o nosso amigo Arno Costa Beber que falou sobre a Mapeamento de sua lavoura via satélite (agricultura de precisão). Ahh, entrevistou também o meu amigo Jason (gaúcho), que é operador de Uniport e vêio do Sul e tem todas as mordomias por ser um profissional qualificado.
Mas algo que me chamou muito a atenção foi a entrevista do Sérgio Galvão (Zico) que disse: "Com um ano ou dois anos nós não vamos saber trabalhar sem o satélite. Não vai ter como trabalhar. Quem pensar em não trabalhar, não usar isso, vai parar no tempo"
É o Maranhão na vitrine.
Eu tenho todo o orgulho de estar aqui no Nordeste contribuindo para o avaço da agricultura nesta região.
Aos amigos agricultores e profissionais que aqui estão nós damos os Parabéns ! e aos que ainda não conhecem esta região do Brasil, fica aqui um convite: Venham cohecer, tenha certeza de que aqui você será muito bem recebido.
Para assistir essa matéria na íntegra clique no ícone:

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho enorme prazer em vê o crescimento da agricultura e principalmente aqui no maranhão, sou maranhense e tenho orgulho disso.Espero que as autoridades competentes atentem para melhorar o desempenho desses agricultores que estão fazendo do nosso Estado Vitrine, portanto parabenizo a todos e muito sucesso. Eu gostaria muito se possível conhecer de perto a fazenda que já trabalha com o Uniport achei muito interessante meu contato é leidyamjv@hotmail.com.

Prof. Dr. Nilson Luiz Costa disse...

Muito interessante mesmo!

Escrevi minha dissertação de mestrado mostrando a importância da tecnologia, principalmente aplicada na cadeia produtiva da soja, para o desenvolvimento do Pólo Balsas.

Os resultados são muito interessantes. Deixei uma cópia na Biblioteca da Unibalsas e outra com o Luiz Carlos Ottonelli (aí de Balsas) também está disponível para download meu blog.

Título: Agronegócio e desenvolvimento econômico: uma análise da expansão da soja no cerrado brasileiro e das transformações socioeconômicas no Pólo Balsas/MA.

Autor: Nilson Luiz Costa

http://agronegocioemdebate.blogspot.com
nilson.costa@ufra.edu.br