Olha o estrago da Desinformação


Informação é tudo.

A desinformação e ou a falta de comunicação podem causar grandes prejuízos numa fazenda. Na semana passada fui a uma fazenda que não tinha como não notar este grande estrago na lavora de milho. Tudo isso por causa da falta de comunicação entre o gerente e aplicador de defensivos.
Na chegada eu logo me assustei e fiquei tentando imaginar o que teria acontecido. Mas durante o bate-papo este meu amigo me disse: “Falei pro meu funcionário aplicar Verdict nas bordaduras de toda a lavoura, aí ele levou ao pé da letra, meteu o Herbicida Graminicida em todas as bordaduras, inclusive nos talhões de milho”.
O fato é que se o Gerente tivesse explicado ao funcionário que Verdict é graminicida e que milho é uma gramínea, certamente ele não teria feito a aplicação deste produto nos talhões de milho.
O resultado foi doloroso, tanto no visual (como podem ver pela foto) quanto no financeiro, afinal, foi perdido cerca de 63 hectares de milho, oque representará um prejuízo à Fazenda de cerca de R$ 100.000,00 (cem mil reais).
O mais fácil seria culpar o funcionário pelo erro, mas teria saído muito mais barato para a Fazenda se este funcionário tivesse passado por um Treinamento Básico sobre defensivos agrícolas, ou mesmo, se esta fazenda tivesse contratado um Técnico Agrícola pra fazer este tipo de serviço ao invés de ter contratado um semi-analfabeto (tratorista) pra operar seu pulverizador.
Pra mim o culpado por este prejuízo não foi o operador da máquina.
Este exemplo é só para mostrar que situações como esta ocorrem muito mais freqüente do que imaginamos, ocorre quando um leigo tenta concertar uma máquina e acaba montando de forma errada, ou quando regula uma plantadeira ou pulverizador para distribuir uma quantidade e no final se descobre que sobrou ou faltou o tal produto.
Enfim, uma fazenda é uma empresa e tem que ser tratada como tal, de forma profissional. Uma fazenda que dá lucros precisa ser gerenciada com organização, por um gerente pró-ativo que se comunique com clareza e paciência aos seus subordinados.
Uma fazenda que não é tratada como empresa, certamente estará fadada ao fracasso e prejuízos.
Por: Claudeir Pires

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente informação é tudo.
É de suma importância buscar conhecimento e dissipá-lo de forma que se faça ser compreendido.
Um pequeno grande obstáculo encontrado é profissionais disponíveis, apenas amadores.

Anônimo disse...

Com certeza a falta de entrosamento dentro da fazenda pode levar a estes e outros problemas, porém, a máquina não seria conCertada, afinal, não é um instrumento musical, e sim conSertada, já que teria algum tipo de problema. Cuidado ao criticar os outros.

Anônimo disse...

Não é pra acabar generalizar todos os tratorista ou pelo menos a maioria a semi analfabetos incapazes... meu amiguinho vai se informar melhor vc antes de tc um comentario bobo destes. sou filho e neto destes mesmos tratoristas... e até agora nao tive o prazer de conhecer um tecnico agricola que chegasse aos pés deles.