E a colheita começa

No céu azul, poucas nuvens e um sol radiante, no campo, a soja com tom marrom, com poucas ou nenhuma folha, seca, sinaliza: é hora de sair da lavoura e ganhar o mundo. Colheitadeiras e caminhões partem ao encontro do grão, operadores, motoristas, técnicos, todos em um trabalho ritmado, cada um com sua função fazem acontecer o planejado. Os agricultores, que pouco circulam na cidade, mantêm sorrisos soltos e constantes no rosto, pois a terra responde a expectativa, aos esforços e aos cuidados nela depositado.
Assim caminha mais uma colheita em São Domingos do Azeitão - MA. Desde final do mês de março os produtores colhem soja e arroz, futuramente o milho, o qual ganhou espaço maior neste ano devido sinalização favorável no mercado.
O início da colheita foi caracterizado por excesso de chuva, o que dificulta e atrasa, deixando agricultores apreensivos, entretanto desde dia nove de abril o sol tem predominado, conseqüentemente a tarefa do campo segue a todo vapor.
Seja grande ou pequeno produtor, o momento da colheita é o clímax dos trabalhos no campo. Movimenta o comércio, gera trabalho e renda, leva fartura à mesa das famílias. Definitivamente a alegria do produtor é ver armazéns cheios de grão, é colher, de modo satisfatório, o que se plantou.
Em geral durante este momento de colheita a cidade tende a ficar deserta, e os campos lotados. As pessoas se deslocam para lavoura recolhendo o resultado do plantio, o qual garantirá o sustendo até a próxima colheita.

Autora: Rilda Lucia Costa - Administradora em Agronegócios
Fazenda Cajás (São Domingos do Azeitão – MA)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ñ E BEM UM COMENTARIO MAIS SIM UMA PROPAGANDA

GeoTop Serviços topográfico

Nossa empresa se enconta em Balsas-ma , e presta serviço em diversas regiões e em diversas áreas de atuação.

* Georreferênciamento de Imóveis Rurais;
*Curva de nivel;
*Desmembramento;
*Documentação de imovéis;
*Levantamentos Cadastrais;
*Trabalhamos com locação;
*Levantamentos planialtimetrico;
*Nivelamentos;

fone (99) 3541-9053
mail: jmagnosl@yahoo.com.br
Atenciosamente
José Magno da Silva Leite

Zé Cuxá disse...

Parabéns pelo blog, que divulga o Maranhão que dá certo.
Estou adicionando este endereço nos sites interessantes do www.vianacidadedoslagos.com

Um abraço.
Publicitário e jornalista