TEGRAM – A Democratização da exportação de grãos pelo Porto do Maranhão



Está sendo construído em São Luis – MA, no Porto do Itaqui o TEGRAM – Terminal de Grãos do Maranhão, que vai significar a mudança do eixo de exportação de grãos do Brasil, principalmente para as regiões produtoras do Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Um projeto gigantesco com um investimento inicial de 480 milhões de reais totalmente bancados pela iniciativa privada através de um consórcio formado por 8 grandes empresas, destas, algumas são Trades (multinacionais) e outras são nacionais mesmo.
Para esta primeira etapa que já começa a funcionar em julho de 2014 estão sendo construídos 4 grandes armazéns com capacidade para 125 mil Ton. em cada um.
A logística é o grande diferencial do TEGRAM, pois a ferrovia Norte-Sul seré responsável pelo transporte dos grãos e se interconectará com os 4 grandes armazéns do TEGRAM através do sistema de recepção ferroviária no qual 4 vagões serão descarregados ao mesmo tempo em uma moega ágil e eficiente. Além disso, também tem também o sistema de recepção rodoviária onde estão sendo construído 2 Tombadores de Caminhões que poderão ser descarregados simultaneamente.
O TEGRAM terá uma capacidade estática para 500 mil Ton. de grãos, isto permitirá carregar mais de 7 navios panamáx (cerca de 70 mil ton. em cada navio), com uma agilidade de carregamento de navio de 2.500 Ton. por hora, ou seja, cada navio será carregado em apenas 28 horas de trabalho. Isto representará uma agilidade muito grande no escoamento da safra brasileira produzida nestas 3 regiões supra citadas.
Até o momento, toda a operação de carregamento dos navios está concentrada na mão de apenas uma empresa (Vale), num monopólio que custa caríssimo e com uma morosidade e ineficiência drástica, pois, hoje os navios que vem buscar grãos no Porto do Itaqui ficam mais de 20 dias aguardando para atracarem e mesmo atracados a velocidade de carregamento é lenta. Isto encarece o frete náutico, pois, cada diária de navio parado custa mais de 40 mil dólares.
Com o TEGRAM qualquer empresa do Agronegócio brasileiro terá acesso a exportação e não mais apenas “meia dúzia” de Trades num jogo de cartas marcadas através de Cartel com a atual empresa operadora do Porto.
Qualquer empresa poderá fechar contratos com compradores de grãos (soja ou milho) do exterior e contratar uma destas 8 empresas participantes do Consórcio TEGRAM para prestarem este serviço de receberem sua safra e carregar seu navio.
Isto sim é Livre Mercado.
Isto sim é Livre Concorrência.
Autor: Claudeir Pires – 99-8839-8051
OS.: Assista o vídeo do projeto TEGRAM no you tube

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a EMAP pela obra que muito vai contribuir para produção de alimentos no baixo parnaiba.

Evandro Lima
Teresina-PI.

Anônimo disse...

Parabéns a iniciativa privada por tocar um projeto desse porte além, de ser um desafio é bastante caro,mais que trás em sua bandeira o desenvolvimento para o estado do Maranhão e o nordeste. É lindo vê as coisas se desenrolar de uma forma limpa e clara isso é TEGRAM.Como um bom Maranhense que sou e sempre apostei em meu estado fico feliz por tudo.