Chapadinha discute suas potencialidades

Por Ascom UFMA
A Universidade Federal do Maranhão, através do Campus de Chapadinha, realizará, nos dias 26 e 27 de abril, o I Fórum Acadêmico-Cientifíco do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMA. O tema, Perspectivas da agricultura na região do Baixo Parnaíba, tem como proposta analisar uma área que envolve 18 municípios, com destaque para o município de Chapadinha,, um exemplo de grandes investimentos na área do conhecimento e de um potencial de desenvolvimento excelente.
De acordo com os organizadores do evento, a UFMA tem um papel de grande relevância social na região, sobretudo no campo da formação profissional, assim como na educação básica como estratégias de garantir o desenvolvimento social e ampliar o processo de auto sustentabilidade, significando, entre outras coisas, alavancar a economia e assim garantir melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.
A realização do Fórum é uma iniciativa dos docentes do Centro de Ciências Agrárias do Campi IV e objetiva debater sobres questões fundamentais voltadas para os processos de desenvolvimento da produção na região do Baixo Parnaíba, buscando identificar e mapear os antecedentes históricos que marcaram esse crescimento, como a agricultura de subdesenvolvimento e a prática familiar da monocultura.
TEMA CENTRAL
- Perspectiva da agricultura na Região do Baixo Parnaíba – Produção X equilíbrio ambiental;
SUBTEMAS
- Política de fomento à pesquisa e a produção cientifica para o Maranhão;
- Alternativas tecnológicas visando o equilíbrio ambiental;
- Da agricultura de subsistência à monocultura: uma reconstrução histórica;
OBETIVOS
- Apresentar os professores do CCAA e suas linhas de pesquisas e propostas de trabalha para a Região do Baixo Parnaíba;
- Discutir Políticas educacionais e de fomento à pesquisa para o CCAA, visando ao desenvolvimento da região;
- Debater sobre as perspectivas da agricultura na região do Baixo Parnaíba, com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico e educacional;
PROGRAMAÇÃO
Um intenso calendário será apresentado aos participantes com palestras, mesas-redondas, debates e questionamentos. Entre os palestrantes, estão nomes de referência na pesquisa científica, como o Prof. Dr. João Elias Mouchrek, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA; Prof. Dr. Sofiane Labidi, diretor presidente da FAPEMA; Profa. Dra. Gilvanda Silva Nunes, diretora do CCAA; Prof. Dr. Emanoel Gomes de Moura, da UEMA; Vilson Ambrósio, da APACEL; José Oscar Lustosa de Oliveira Júnior, da EMBRAPA.
Fonte: http://www.ufma.br/noticias/noticia.php?id=2073

Nenhum comentário: