O Descaso com a Agricultura Familiar

Gostaria de expressar aqui a minha indignação com a falta de incentivo por parte da Prefeitura de Chapadinha para com os “Pequenos” Agricultores. As pessoas que moram na Zona Rural de Chapadinha ainda praticam a mesma agricultura arcaica que os seus bisavós praticavam, não recebem nenhuma assistência técnica, nem apoio financeiro e consequentemente não tem acesso ao crédito rural. Não me admira que estas famílias estejam se migrando para as periferias da cidade, afinal, eles não conseguem sobreviver da agricultura e não estão conseguindo competir com os vendedores dos mesmos produtos trazidos de outras regiões. Estas famílias merecem mais respeito e mais atenção. Diante disso faço algumas perguntas e automaticamente sugestões aos nossos gestores:

1 - A Prefeitura poderia ter uma equipe de técnicos agrícola visitando e dando assistência e orientação técnica aos pequenos produtores?
2 - A Prefeitura poderia ter Tratores para prestar serviços para as comunidades rurais mais pobres?
3 - A Prefeitura poderia promover cursos para capacitar a Agricultura Familiar? (cursos de produção de hortaliças, de milho, de feijão, Piscicultura, avicultura, etc...)
4 - A Prefeitura poderia incentivar a produção de peixes, doando alevinos e ensinando as comunidades rurais mais carentes?
5 - Porque a Prefeitura não faz essas e outras coisas para ajudar o homem do campo?


Eu já ouvi alguns falastrões dizerem: “o povo é preguiçoso”. Eu discordo, o povo daqui é trabalhador, o povo daqui é um povo guerreiro, o que falta é informação e orientação técnica pra esse pessoal, falta políticas públicas para promover as potencialidades desta região tão rica. Observem que todos os produtos hortifrutigranjeiros que compramos nos mercados da cidade vem do Ceará, e porque? Porque aqui não se produz banana, nem cenoura, nem beterraba, nem laranja, nem batata, nem tomate, nem pimentão, nem cebola, nem abacaxi e esta lista ainda cresce muito. Aqui não se produz estes produtos porque as pessoas daqui não sabem como plantar, nem como manejar e nem como colher. Está na hora dos nossos governantes começarem a olhar com mais respeito e atenção para os moradores da Zona Rural da nossa cidade.

Nenhum comentário: