Trabalho da Embrapa com mandioca será apresentado à FAO


A Embrapa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizam, em Brasília/DF, uma reunião de definição das responsabilidades do Brasil quanto à implementação do Tratado Internacional de Recursos Genéticos para Alimentação e Agricultura, coordenado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).Participa do evento a pesquisadora Wania Fukuda, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), melhorista da cultura da mandioca e responsável, entre outras atividades, pelo Projeto de Melhoramento de Mandioca para Biofortificação, Farinha e Fécula e pela coordenação de outros cinco bancos ativos de germoplasma de mandioca em todo o país: Embrapa Amazônia Oriental (Belém – PA), Amazônia Ocidental (Manaus – AM), Cerrados (Planaltina – DF), Semi-Árido (Petrolina – PE), Agropecuária Oeste (Dourados – MS) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A Unidade localizada em Cruz das Almas mantém a maior coleção nacional de germoplasma de mandioca dos trópicos, com 2.012 variedades mantidas no campo.A mandioca foi o produto escolhido como modelo para o processo brasileiro e que também será usado para demonstração, em novembro, para os demais países que ratificaram o Tratado. “Wania Fukuda foi convidada a participar da reunião por ser a responsável pela curadoria de mandioca e pela gerência dos acessos depositados nos diferentes bancos de germoplasma da Embrapa”, explica Maria José Sampaio, assessora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa.


Sobre a FAO:

Atualmente a FAO está integrada por 190 países membros, mais a Comunidade Européia. Trabalha no combate à fome e à pobreza, promove o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição e a busca da segurança alimentar.

Informações adicionais: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical - (75) 3621-8076 / Fax: (75) 3621-8092 / wwwcnpmf.embrapa.br

Nenhum comentário: